quarta-feira, 23 de junho de 2010

Hipertexto

O hipertexto nos proporciona conhecimento muito amplo dentro das limitações da linearidade ou seja não seqüencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento , bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas proporcionando uma nova maneira de nos comunicarmos com mais liberdade e diferentes tipos de informações, facilitando a informação o conhecimento ao estudante localizados nos mais distantes pontos do pais e do mundo .
“Alguns autores defendem que o hipertexto acontece apenas nos ambientes digitais, pois estes permitem acesso imediato a qualquer informação. A internet, através da www, seria o meio hipertextual por excelência, uma vez que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links”. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto , o que na verdade o hipertexto acontece no bar, em uma residencia, em sala de aula e etc.
Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados, usa-se também termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.Trabalhar com hipertexto leva o aluno a produção de textos e traz como vantagens a construção do conhecimento de forma dinâmica e inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Em sua produção o aluno se refere a conhecimentos antes apreendidos, mantendo uma relação sempre linear com o texto.

Um comentário:

  1. Glória é através de novas experiências que enriquecemos os nossos conhecimentos a cada dia, gostei do seu ponto de vista sobre o assunto, que possamos compartilhar-mos mais e mais. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir